Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e Braskem apresentam

1a Bienal de Dramaturgia Qorpo-Santo - Triunfo RS

 

 

 

 

 

Release

1a. Bienal

de Dramaturgia

Qorpo-Santo

 

 

 

 

O evento, que será realizado de 23 a 27 de novembro de 2020, via plataforma digital, anunciará o resultado do concurso nacional de dramaturgia e realizara um seminário para estimular a produção da escrita dramática de novos autores e dar visibilidade ao dramaturgo José Joaquim de Campos Leão, o Qorpo-Santo. Toda a programação será gratuita ao público. O Patrocínio é da BRASKEM S.A. E o projeto é financiado pela Lei de Incentivo do Estado do Rio Grande do Sul.

A primeira ação da Bienal foi o lançamento do Concurso Nacional de Dramaturgia Qorpo-Santo, que premiará o texto dramatúrgico vencedor e publicará a obra. O resultado do concurso e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 26 de novembro. Toda a programação é gratuita.

A Bienal transcende o caráter de um projeto local, pois torna-se um acontecimento no mapa da dramaturgia nacional. É nesse contexto que a 1a. BIENAL DE DRAMATURGIA QORPO-SANTO assume um papel de relevância na construção de pontes e redes de contatos da produção dramatúrgica gaúcha com a produção nacional. 

 

Em sua perspectiva curatorial, a Bienal amalgama quatro pontos fundamentais para a potencialização da dramaturgia contemporânea: capacitação, fomento, reflexão e conexão. A multiplicidade de poéticas, a inclusão de jovens artistas. O projeto artístico-pedagógico com a participação de artistas docentes brasileiros, o concurso nacional de dramaturgia, as palestras, os seminário e a publicação do ganhador do Concurso Nacional de Dramaturgia Qorpo-Santo, compõe a programação que contará igualmente com a presença da produção local, desde os mais experientes até jovens que começam a lançar seus trabalhos autorais.

A 1a. Bienal de Dramaturgia Qorpo-Santo é um projeto relevante para ampliar a criação de novas frentes de trabalho, de elaboração artística e do investimento no intercâmbio da dramaturgia contemporânea no país.

 

Por meio da dramaturgia, a produção da escrita teatral, fortalece um aspecto da cadeia produtiva das artes cênicas que têm pouco incentivo no país. O mercado cultural para as artes cênicas, no gênero da escrita teatral, é fomentado com esse projeto, sendo o único de estimulo a dramaturgia no Estado do Rio Grande do Sul.

 

Portanto, pretendemos estimular o desenvolvimento do setor artístico cênico de escrita teatral e oferecer ao público a aproximação com a produção contemporânea de dramaturgia, dramaturgos e estudiosos. Dessa maneira, Incentivando a integração dos diversos agentes do setor cultural e permitindo aos artistas e escritores refletirem sobre o papel estruturante dos dramaturgos na sociedade brasileira.

 

A compreensão sensível e responsável da BRASKEM S.A., a maior patrocinadora de artes cênicas no estado, permite a realização desse projeto estratégico para o Rio Grande do Sul. A 1a. Bienal de Dramaturgia Qorpo-Santo é financiada por meio da lei de incentivo a cultura do governo do estado e que tem como parceiro a Fundação Cultural Qorpo-Santo. Com a finalidade de potencializar e valorizar a comunidade local, o projeto agrega valor à comunidade de Triunfo dando visibilidade nacional a cidade e a obra de seu grande artista.

 

 

 

O que é a 1a. Bienal de Dramaturgia Qorpo-Santo? 

 

A 1a. Bienal de Dramaturgia Qorpo-Santo é um projeto que busca ampliar a criação de novas frentes de trabalho, de elaboração artística e de investimento no intercâmbio da dramaturgia contemporânea no país. A programação da 1a. Bienal de Dramaturgia Qorpo-Santo, contempla o lançamento do Concurso Nacional de Dramaturgia Qorpo-Santo, seminário e workshops de dramaturgias. Por meio dessa ação objetiva estimular a produção da escrita dramática de novos autores e dar visibilidade ao dramaturgo José Joaquim de Campos Leão (Triunfo RS 1829 – Porto Alegre RS 1883), o Qorpo-Santo.

 

 

Cronograma:

1. Seminário de Dramaturgia, entre os dias 23 à 27 de novembro de 2020, via plataforma digital, informações em bienalqorposanto.org.

2.  Resultado do ganhador do concurso da 1a. Bienal de Dramaturgia Qorpo-Santo, dia 26 de novembro às 20hs.

 

 

Informação

bienalqorposanto.org

alexandrevargasft@gmail.com